sexta-feira, 2 de maio de 2008

PARNASO DE ALÉM TUMULO

Parnaso de Além-Túmulo é uma obra espírita. Trata-se de uma antologia de poemas cuja autoria é atribuída a poetas mortos.

Constitui-se na primeira obra psicografada pelo então jovem médium brasileiro Francisco Cândido Xavier, lançada em julho de 1932 pela Federação Espírita Brasileira.

Esta primeira edição trazia sessenta poemas, assinados por nove poetas brasileiros, quatro portugueses e um anônimo. A partir da segunda edição, publicada em 1935, foram sendo gradualmente incorporados novos poemas à obra até à 6ª edição, publicada em 1955, quando fixou-se a quantidade de poemas em duzentos e cinqüenta e nove, atribuídos a cinqüenta e seis autores luso-brasileiros, entre renomados e anônimos.

O modelo da obra não era novidade, uma vez que a FEB já detinha os direitos de "Do País da Luz", obra em quatro volumes, psicografada na primeira década do século XX pela mediunidade do português Fernando de Lacerda.

Repercussão

Do mesmo modo que a reação obtida em Portugal quando da publicação original de "Do País da Luz", o Parnaso, por sua peculiaridade, suscitou rapidamente a reação de literatos e intelectuais brasileiros. Elogiando ou criticando seu conteúdo, membros da Academia Brasileira de Letras, poetas, críticos literários e até psiquiatras pronunciaram-se, à época, a respeito da obra, contribuindo em muito para a sua divulgação.

Nenhum comentário: