sexta-feira, 2 de maio de 2008

PEDAGOGIA ESPÍRITA

ABPE – Associação Brasileira de Pedagogia Espírita
A ABPE surgiu logo após o 1º Congresso Brasileiro de Pedagogia Espírita, sendo a representante nacional do movimento de Pedagogia Espírita. O site apresenta informações sobre os projetos que estão em andamento e textos e artigos sobre o tema. Destaque para a ABPEzinha, voltada para crianças e adolescentes.
IPE-CE – Instituto de Pedagogia Espírita do Ceará
Fundado em 2004, desenvolve e divulga o estudo e a prática da pedagogia espírita. O site traz indicações de livros, biografias de grandes educadores, artigos e textos.
AEEPR – Associação de Educadores Espíritas do Paraná
A Associação promove cursos e eventos, notadamente com a presença do Prof. Ney Lobo, grande educador e filósofo espírita. O site traz agenda de atividades, downloads
Programa “Educação para Todos”
Conteúdo off-line do programa semanal apresentado por Dora Incontri e Alessandro Bigheto, que vai ao ar na Rede Boa Nova de Rádio, tratando de Pedagogia Espírita, grandes educadores, grandes idéias e novas gerações.
Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro e suas Raízes Histórico-Filosóficas
Tese de doutorado de Dora Incontri na Universidade de São Paulo. Apresenta a Pedagogia Espírita como uma proposta nascida no Brasil, mas cujas raízes remontam a Sócrates e Platão, passando por interpretações não ortodoxas do Cristianismo e por pedagogos como Comenius, Rousseau e Pestalozzi, que influenciaram Kardec. Além disso, apresenta uma proposta de Pedagogia Espírita, com seus fundamentos filosóficos, princípios gerais e aplicações práticas. PDF disponibilizado pelo Portal do Espírito.

Nenhum comentário: